A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIVAG

Autores

  • Kézia de Alencar Santos
  • Rafael Henrique Gonçalves Dominingueci

Resumo

RESUMO

 

O Programa de Residência Pedagógica do Ministério da Educação foi criado no ano de 2018 e faz parte da integração da Política Nacional para a Formação de Professores da Educação Básica, na qual, tem por finalidade oportunizar aos alunos do curso de licenciatura das Instituições de Ensino Superior uma aproximação com a futura área de atuação. Nesse sentido, o Programa de Residência Pedagógica na atual proposta representa uma reforma na política de formação, e o UNIVAG com os seus cursos de Licenciatura conseguiram se unir, e apresentar uma proposta que foi aprovada que esteve em vigência por 18 meses, encerrando-se em janeiro de 2020. Portanto, o intuito deste estudo foi analisar como a Residência Pedagógica vem alterar a formação inicial dos alunos residentes dos cursos de Educação Física do UNIVAG. E teve como objetivo secundário a intenção de identificar como os alunos percebem a formação inicial a partir da Residência Pedagógica. A partir dessa intenção, estabelecemos o caminhar do nosso estudo, que caracteriza-se como sendo uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho descritivo. Para a realização do estudo, fizeram parte da pesquisa 24 residentes alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do UNIVAG. Estes 24 alunos antes de responder a um questionário contendo 10 perguntas que versava sobre a formação de professores, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias, em que uma ficou com o pesquisado e outra com os pesquisadores. Após realizada a coleta de dados, partiu-se para a análise de dados, na qual debruçou-se esforços para analisar as informações obtidas. Os dados foram analisados a partir da proposta de redução de Bogdan e Biklen que visa fazer leituras minuciosas encontrando palavras, frases ou ideias que se repitam ao longo dos questionários, transformando-as em categorias.  Os resultados demonstram que o Programa Residência Pedagógica transformou a formação dos alunos, já que os mesmos puderam imergir na realidade de uma escola durante 18 meses, bem como, transpor a ideia de que a docência se faz apenas em sala de aula, mas ela se faz em todas as suas ações que circundam a escola.

 PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Educação Física; Residência pedagógica.

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Santos, K. de A., & Dominingueci, R. H. G. (2021). A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIVAG. Seminário De Iniciação Científica Do Univag, (10). Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/seminario/article/view/1741