METODOLOGIAS INOVADORAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS (CH)

Autores

  • Rodrigo Ferraz
  • Maria Clara Caldas Nogueira Gonzaga

Resumo

RESUMO

 Nesse momento de pandemia, demos continuidade à pesquisa, dialogando acerca da relevância de professores e alunos das Ciências Humanas aprenderem a utilizar as novas tecnologias digitais. De acordo com Moran (2020),” não adianta ficar com projetinho, aula invertida, tem que aguçar a curiosidade, ter sentido, curiosidade pela vida, pelas pessoas; fazendo cada um no seu ritmo, no seu tempo, mas fazer”. Isso tem que ser feito de forma consciente e sistêmica, transformando currículos, espaços, avaliação, inclusão, aprendizagem com projetos reais. Os resultados que iremos apresentar delineiam as dificuldades, os entraves e, também, alguns avanços percebidos a partir da análise das respostas dos participantes desta pesquisa. A questão não é apenas digital. Ela insere-se na falta de autonomia, tanto de professores, como de alunos em buscar seu autoconhecimento. Foi possível compreender deficiência no domínio de competências básicas como saber pesquisar, analisar, avaliar, ensinar; entre outras. Outra questão volta-se para “entrega de uma receita pronta prato feito, com pouca autonomia, participação e envolvimento dos aprendizes”, como afirma Moran (2020). Acreditamos que com um planejamento flexível e formativo iremos atender às demandas desse contexto, isto é, desse “novo normal. Estamos aprendendo a ensinar e a aprender de forma mais inovadora, diversificada e colaborativa.

 PALAVRAS-CHAVE: Metodologias inovadoras; Professores as CH.

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Ferraz, R., & Gonzaga, M. C. C. N. (2021). METODOLOGIAS INOVADORAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS (CH). Seminário De Iniciação Científica Do Univag, (10). Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/seminario/article/view/1760