‘‘PEQUENO CIDADÃO’’: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Leodaine Juliete Santos Martins

Resumo

RESUMO

 Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados do primeiro momento do Projeto de Pesquisa intitulado ‘Pequeno Cidadão’: História, cultura e educação em direitos humanos, ciclo 2019/2020/1. Amparado no caminho teórico-conceitual sobre a presença do Serviço Social na Educação em espaço não formal, Terceiro Setor, no Centro de Promoção Humana Emanuel (CENPRHE), lócus da pesquisa, promoveu junto aos 9 (nove) alunos colaboradores do curso de Serviço Social estudos e pesquisas direcionados ao conhecimento da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. E por que conhecer a Carta Magna brasileira? Em diálogo interdisciplinar, com base em pesquisas bibliográficas, a resolução do problema de pesquisa elegido sustentou-se principalmente nas considerações teórico-conceituais de Montaño (2010), Bourdieu (2014), Naves (2003) e Schwarcz e Starling (2018). Como resultado inicial, tem-se um grupo de alunos colaboradores do curso de Serviço Social, integrantes do Projeto de Pesquisa, aptos para adentrarem em espaço de educação não formal do CENPRHE com o intuito de apresentar, em linguagem acessível ao público alvo, considerações sobre a Constituição Federal de 1988. Junto ao CENPRHE, ‘Pequeno cidadão”: história, cultura e direitos humanos contribuirá, em um segundo momento da pesquisa, para que crianças e adolescentes reconheçam os princípios dos direitos humanos e, consequentemente, seus papéis no processo de construção da sociedade brasileira, também como promotores da cidadania.

PALAVRAS-CHAVE: Direitos humanos; Cidadania; Centro de Promoção Humana Emanuel.

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Martins, L. J. S. (2021). ‘‘PEQUENO CIDADÃO’’: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Seminário De Iniciação Científica Do Univag, (10). Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/seminario/article/view/1762