PERFIL EPIDEMIOLOGICO E CLÍNICO DOS PACIENTES PSIQUIATRICOS ATENDIDOS NA CLÍNICA DE PSIQUIATRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE (UNIVAG)
Resumo
RESUMO
Dada a alta incidência e prevalência das doenças psiquiátricas na comunidade e do seu alto impacto social e financeiro foi vista a necessidade de estudos epidemiológicos que demostrem a amplitude desse grande problema de saúde pública que são os transtornos mentais. Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal, retrospectivo, realizado por meio da revisão e coleta de dados de prontuários de 124 pacientes psiquiátricos atendidos na Clínica de Psiquiatria do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Os nossos resultados mostram que os transtornos psiquiátricos mais prevalentes foram em mulheres (70,16%), sendo mais comum os transtornos depressivos (21%), de ansiedade (19%) e esquizofrênicos (12%). Os principais medicamentos utilizados foram os antidepressivos e antipsicóticos. Além disso, houve um grande número de ideações suicidas/ tentativas de suicídio e uma forte relação com a história familiar de transtornos psiquiátricos. Espera-se que com este trabalho se possa contribuir com a investigação dos fatores determinantes para os transtornos mentais, com a finalidade de implementar ações no âmbito preventivo.
PALAVRAS-CHAVE: Saúde mental; Transtornos mentais; Prevalência dos transtornos mentais; Transtornos psiquiátricos; Epidemiologia.