SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES E CUIDADORES ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Camile Comineti
  • Carolina Dittmann Figueira
  • Dayane Almeida Roma
  • Maria Luiza Guimarães

Resumo

RESUMO

 Os comprometimentos dos quadros de TEA podem resultar em diversas alterações na dinâmica familiar, desde a sobrecarga física e mental decorrente da atribuição na vida cotidiana, com altos índices de estresse e baixa qualidade de vida para o familiar/cuidador, até a possibilidade de desenvolver a capacidade de adaptação e resiliência, em que são relatadas mudanças no cotidiano, no funcionamento psíquico desses membros, sobrecarga de tarefas e exigências especiais. Avaliar a sobrecarga de familiares e cuidadores envolvidos no cuidado de crianças com transtornos do espectro do autismo.Trata-se de uma pesquisa transversal, com base em análise quantitativa das informações obtidas por meio da aplicação da Versão Brasileira da Escala Burden Interview (Burden Interview – BI) nos familiares e cuidadores de crianças com diagnóstico de TEA. Foram coletados dados sobre as crianças envolvem: idade, gênero, escolaridade e tempo de diagnóstico médico e grau, e dos cuidadores: idade, gênero, grau de parentesco e profissão e renda familiar. Os participantes entrevistados apresentaram-se moderadamente sobrecarregados, com a média de 36, sendo que 13 dos 15 participantes, apresentaram algum grau de sobrecarga. Conclusão: Desta forma, os achados do presente estudo sugerem que cuidar de crianças com transtornos do espectro autista pode sobrecarregar seus familiares e cuidadores, e tem-se como um dos principais fatores a responsabilidade, dependência e dificuldade financeira.

PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do espectro autista; Família; Qualidade de vida; Saúde mental; Fonoaudiologia.

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Comineti, C., Figueira, C. D., Roma, D. A., & Guimarães, M. L. (2021). SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES E CUIDADORES ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Seminário De Iniciação Científica Do Univag, (10). Recuperado de https://periodicos.univag.com.br/index.php/seminario/article/view/1772