PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE PNEUMOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i7.107Palavras-chave:
Perfil, Doenças Respiratórias, Epidemiologia.Resumo
Conhecer o perfil epidemiológico e a demanda ambulatorial é importante para a adequação das práticas de saúde. Portando, o propósito deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico da clientela atendida no ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). Foi realizado um estudo descritivo com dados coletados através de 105 registros de prontuários dos pacientes atendidos neste ambulatório. As doenças mais prevalentes foram à asma, rinite e DPOC. A prevalência de idade dos pacientes foi de 51 a 60 anos. A maioria era do sexo feminino e mais de 60% dos pacientes residem em Cuiabá – MT; 90% dos prontuários não tinham registro do grau de escolaridade e acima de 60% não relatavam a raça/cor. Os resultados esboçam uma necessidade de ser criar melhores condições para fundamentar a prática do planejamento em informações epidemiológicas dos serviços de saúde que traz consequências futuras para a formulação de políticas de saúde.
Palavra-chave: Perfil; Doenças respiratórias; Epidemiologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado