COMPONENTES DA DIETA DE INDIVÍDUOS DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1191Resumo
Estudos sobre a qualidade da dieta em diversos países, incluindo o Brasil, têm demonstrado que a maioria dos indivíduos possui uma dieta que necessita de modificações. Objetivou-se comparar os componentes do Índice de Qualidade da Dieta – Revisado segundo variáveis socioeconômicas e demográficas. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional realizado em 2007, com dados de 446 indivíduos com idade igual ou superior a 2 anos, residentes na área urbana de Alta Floresta, Diamantino, Sinop e Sorriso – MT, municípios pertencentes à Amazônia Legal. O consumo alimentar foi aferido pelo Recordatório 24 horas e a qualidade da dieta foi avaliada pelo Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R). Utilizaram-se os testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis para comparar a pontuação dos componentes do IQD-R em relação às variáveis independentes consideradas. Com relação às variáveis de estudo, os indivíduos idosos, brancos e com renda superior a dois salários mínimos apresentaram maiores pontuações nos componentes relacionados ao consumo de Frutas, enquanto que crianças, de raça/cor branca e chefe de família com 9 anos ou mais de estudo, maior consumo de Leite e derivados e menor ingestão de sódio. Indivíduos de raça/cor não branca apresentaram maiores pontuações para os componentes associados ao consumo de vegetais e de “carnes, ovos e leguminosas”. Indivíduos com renda inferior a um salário mínimo apresentaram maiores pontuações para os componentes “Gord_AA”, “carnes, ovos e leguminosas” e “vegetais”. Os componentes do IQD-R apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as categorias das variáveis demográficas e socioeconômicas, demonstrando que a alimentação saudável não depende exclusivamente de acesso econômico, pois a faixa etária e a raça/cor dos indivíduos influenciaram no consumo alimentar.
Palavras-chave: Hábitos alimentares; Consumo alimentar; Padrões alimentares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado