AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE CARDÁPIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA E DA CASA DE CUSTÓDIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1192Palavras-chave:
Alimentando, Qualidade dos alimentos, Cardápio, Direitos humanos.Resumo
O Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) é considerado um direito social de suma importância para a sobrevivência e manutenção ou recuperação da saúde dos indivíduos. Para assegurar o DHAA, o Estado torna-se constitucionalmente responsável pela elaboração e efetividade de políticas e programas sociais universais, alcançando indivíduos vulneráveis e suscetíveis à violação desse direito. Dentre os diversos grupos da população brasileira, nota-se que os escolares e reeducandos possuem a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, por meio de programas e políticas específicas e estratégicas. Seguindo este pressuposto, o presente estudo poderá identificar possíveis inadequações a respeito das refeições fornecidas aos escolares e reeducandos, cumprindo papel relevante na melhoria da elaboração dos cardápios e preparação dos alimentos, podendo trazer impactos positivos na qualidade de vida e nutrição desses indivíduos. Esta pesquisa objetivou avaliar a qualidade dos cardápios de uma escola pública e da casa de custódia do sistema penitenciário de Mato Grosso. Trata-se de um estudo transversal, em que foram avaliados o cardápio de um mês de uma escola pública e de uma casa de custódia, utilizando-se o método de avaliação qualitativa das preparações do cardápio, adaptado. Os cardápios foram classificados considerando os pontos positivos ou negativos e, posteriormente, categorizados como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
Palavras-chave: Alimentação; Qualidade dos alimentos; Cardápio; Direitos humanos.
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