EFEITO DO SILÍCIO NO DESENVOLVIMENTO DE SPODOPTERA FRUGIPERDA (LEPPIDOPTERA: NOCTUIDAE) NA CULTURA DO ARROZ
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1195Palavras-chave:
Oryza sativa L., Entomologia Agrícola, silicato, MIP, Silício, Spodoptera frugiperda, Leppidoptera, Noctuidae, Cultura do arrozResumo
A lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, é um inseto-praga polífago que causa danos à cultura do arroz, causando redução de estandes de plantas e qualidade dos grãos. Neste sentido, produtos menos poluentes estão sendo buscados e o uso do silício (Si) pode constituir uma opção para o manejo de pragas em função de seus variados mecanismos de ação. Objetivo-se avaliar o efeito do silício no desenvolvimento de Spodoptera fregiperda na cultura do arroz. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação e no laboratório de Entomologia, no Centro Universitário de Várzea Grande-UNIVAG no período de maio à julho de 2018. Os tratamentos foram: T1- Plantas sem aplicação de silício e T2-Plantas com aplicação de silício, em delineamento inteiramente casualizado com 25 repetições por tratamento. Os parâmetros avaliados quanto aos aspectos biológicos das lagartas foram: a) fase larval: peso aos 15 dias, mortalidade e duração da fase b) fase de pupa, viabilidade, duração e razão sexual; c) fase adulta: oviposição, viabilidade da 1° postura. Para as características vegetativas das plantas de arroz foram avaliadas: altura da parte aérea, comprimento radicular, massa fresca e massa seca da parte aérea.
Palavras-chave: Oryza sativa L.; Entomologia Agrícola; Silicato; MIP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado