ÍNDICE DE FRAGILIDADE EM DRENAGEM PLUVIAL PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO DE INUNDAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1196Palavras-chave:
Índice de Fragilidade do Sistema, Drenagem Pluvial Urbana, Mapeamento de Áreas de RiscoResumo
A cidade de Várzea Grande - MT, passa pelos mesmos transtornos que várias cidades brasileiras que é a deficiência em saneamento básico, falta de planejamento no manejo com as águas urbanas e consequentes prejuízos com inundações. Desta maneira foi conduzida a aplicação do Índice de Fragilidade do Sistema de Drenagem Pluvial Urbana (IFS Drenagem) pelo Grupo de Pesquisa UNIVÁGUAS, pertencente ao curso de Engenharia Civil do UNIVAG – Centro Universitário. Foi aplicada a metodologia em 15 pontos do córrego da Manga com adaptação a realidade local, da nascente a foz da bacia, passando pelos bairros Cristo Rei, Construmat, Alameda Júlio Muller e Manga. Os resultados foram apresentados em forma de mapas de cores para melhor visualização e espacialização da situação. O Índice Geral de Fragilidade foi Forte e Muito Forte mostrando deficiências em obras de drenagem pluvial e a recorrência de transtornos a sociedade. Existe a possibilidade de solucionar a problemática através de projetos específicos de engenharia como os reservatórios de detenção, mas essa proposta esbarra no impedimento legal da realização de obras de infraestrutura em áreas ambientalmente protegidas.
Palavras-chave: Índice de Fragilidade do Sistema; Drenagem Pluvial Urbana; Mapeamento de Áreas de Risco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado