FATORES DO ESTRESSE OCUPACIONAL NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1198Palavras-chave:
Estresse ocupacional, Enfermagem, Serviços HospitalaresResumo
O presente estudo tem como objetivo contribuir para o conhecimento do estresse ocupacional e os fatores que contribuem para o aparecimento de tal doença na equipe de enfermagem. O estresse ocupacional é definido como uma reação psicofisiológica que se caracteriza como o desequilíbrio entre o que é cobrado de uma pessoa pelo seu entorno social e a capacidade dela em responder a tal cobrança. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica sobre fatores desencadeantes do estresse ocupacional em profissionais de enfermagem, a amostra foi constituida de artigos que contemplassem os descritores definidos e que estivessem sido publicadas no período de 2007 a 2017. A coleta de dados aconteceu no primeiro semestre de 2018. O presente estudo mostra que as principais causas para o estresse são, a sobrecarga de trabalho, baixo apoio e falta de reconhecimento profissional, vivência com dor, tristezas e morte de pacientes, tais resultados demonstram que um profissional estressado pode trazer consequências graves para si e para as pessoas que são cuidadas por ele. Desse modo, por meio do conhecimento destes estressores, tanto os trabalhadores de enfermagem, como os gestores podem buscar mecanismos que visem minimizar as fontes causadoras de estresse, com a intenção de melhorar a qualidade de vida e de trabalho.
Palavras-chave: Estresse ocupacional; Enfermagem; Serviços Hospitalares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado