UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA UM AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA

Autores

  • Weslen Santana Padilha UFMT
  • Neuci Cunha dos Santos UFMT

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1199

Palavras-chave:

Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS, HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Abordagem Sindrômica, Educação Permanente em Saúde, Metodologias Ativas

Resumo

Diante da magnitude da epidemia das Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em nossa região, associado com a escassez de profissionais com prática e/ou vivência nesse seguimento e suas especificidades, sentiu-se a necessidade de implantar um ambulatório especializado em IST no munícipio de Cuiabá – Mato Grosso, para realização de ações de assistência, direitos humanos e participação social, buscando promover atenção integral à saúde, agregando a dimensão da qualidade de vida como um dos objetivos centrais do cuidado. E servirá ainda de referência para o processo de Educação Permanente em Saúde (EPS), tanto para a formação quanto a capacitação de profissionais. O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de capacitação para profissionais de saúde sobre atenção integral ao usuário com IST/HIV/AIDS, na lógica da EPS. A presente proposta teve por base uma pesquisa bibliográfica utilizando descritores relacionados a dois eixos temáticos (Aspectos Clínicos e Assistenciais e Aspectos Pedagógicos) e a sua construção segue a lógica dos passos da metodologia da problematização. Este estudo representa um exercício de criação de um curso, compreendendo ser uma estratégia político-pedagógica que favorece a mudança e/ou transformação de práticas. Esperamos que nos próximos passos tenhamos a possibilidade de obter com a proposta, profissionais estimulados a realizar o acolhimento humanizado e diferenciado no sentido de melhorar a qualidade de vida e da assistência a pessoas vivendo com IST/HIV/AIDS.

Palavras-chave: Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Abordagem Sindrômica; Educação Permanente em Saúde; Metodologias Ativas.

Biografia do Autor

Weslen Santana Padilha, UFMT

Enfermeiro; Biomédico; Mestre em Saúde Coletiva – UFMT.

Neuci Cunha dos Santos, UFMT

Enfermeira; Doutora em Ciências da Saúde – FIOCRUZ; Docente da UFMT.

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Publicado

01-12-2018

Como Citar

Padilha, W. S., & Santos, N. C. dos. (2018). UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA UM AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (19). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1199

Edição

Seção

Artigos