UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA UM AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1199Palavras-chave:
Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS, HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Abordagem Sindrômica, Educação Permanente em Saúde, Metodologias AtivasResumo
Diante da magnitude da epidemia das Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em nossa região, associado com a escassez de profissionais com prática e/ou vivência nesse seguimento e suas especificidades, sentiu-se a necessidade de implantar um ambulatório especializado em IST no munícipio de Cuiabá – Mato Grosso, para realização de ações de assistência, direitos humanos e participação social, buscando promover atenção integral à saúde, agregando a dimensão da qualidade de vida como um dos objetivos centrais do cuidado. E servirá ainda de referência para o processo de Educação Permanente em Saúde (EPS), tanto para a formação quanto a capacitação de profissionais. O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de capacitação para profissionais de saúde sobre atenção integral ao usuário com IST/HIV/AIDS, na lógica da EPS. A presente proposta teve por base uma pesquisa bibliográfica utilizando descritores relacionados a dois eixos temáticos (Aspectos Clínicos e Assistenciais e Aspectos Pedagógicos) e a sua construção segue a lógica dos passos da metodologia da problematização. Este estudo representa um exercício de criação de um curso, compreendendo ser uma estratégia político-pedagógica que favorece a mudança e/ou transformação de práticas. Esperamos que nos próximos passos tenhamos a possibilidade de obter com a proposta, profissionais estimulados a realizar o acolhimento humanizado e diferenciado no sentido de melhorar a qualidade de vida e da assistência a pessoas vivendo com IST/HIV/AIDS.
Palavras-chave: Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Abordagem Sindrômica; Educação Permanente em Saúde; Metodologias Ativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado