FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE PULMONAR EM CUIABÁ-MT - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i19.1201Palavras-chave:
Tuberculose pulmonar, Pacientes desistentes do tratamento, Estudos Transversais, PrevisõesResumo
Analisar os fatores preditivos de abandono do tratamento da tuberculose pulmonar. Métodos: Estudo de corte transversal a partir da análise de 1110 pacientes, com 18 anos ou mais, inscritos no Programa de Controle de Tuberculose de Cuiabá-MT, Brasil, de 2013 a 2014. Os dados foram obtidos do banco de dados do SINAN da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. Realizada análise bivariada, razão de prevalência bruta, nível de significância 5% (p < 0,05); tendo como variável desfecho o abandono do tratamento. As associações com p < 0.20 foram selecionadas para a regressão de Poisson Múltipla Robusta (RPa).
Palavras-chave: Tuberculose pulmonar; Pacientes desistentes do tratamento; Estudos Transversais; Previsões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado