PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i20.1242Palavras-chave:
Criança, Nutrição, Saúde da FamíliaResumo
O estado nutricional é avaliado durante o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. A avaliação permite identificar problemas que possam afetar a saúde das crianças. Dessa forma, é importante a avaliação do estado nutricional para planejar ações de prevenção a doenças e promover a saúde. Objetivo: Identificar o perfil nutricional de crianças de zero a cinco anos atendidas em uma unidade saúde da família. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do Município de Poconé em Mato Grosso. A amostra foi constituída por 99 crianças menores de cinco anos. Foi utilizado um questionário estruturado para coleta de dados. Para avaliação do estado nutricional, utilizaram-se especialmente as medidas de peso e índice de massa corporal por idade. A análise dos dados foi realizada por tabulação no software Microsoft Excel versão 2010, onde a estatística foi descrita e realizada através das medidas de ocorrência, através de frequência absoluta (n) e relativa (%) para os dados categóricos e média.
Palavras-chave: Criança; Nutrição; Saúde da Família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado