AVALIAÇÃO DO EFEITO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM POPULAÇÕES URBANAS DE INGA EDULIS MART. (FABACEAE) POR MEIO DO MÉTODO DE BIOMONITORAMENTO PASSIVO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i20.1246Palavras-chave:
Inga edulis, biomonitoramento ambiental, material particulado, qualidade do ar, qualidade ambientalResumo
O presente estudo avaliou o efeito de material particulado sobre populações de Inga edulis Mart. (Fabaceae) por meio do método de biomonitoramento passivo em duas áreas amostrais (poluída e controle) na região urbana do município de Joinville/SC. Em cada área foram selecionados cinco indivíduos amostrais. De cada indivíduo coletaram-se 40 folhas da copa externa, para a mensuração de atributos funcionais morfoanatômicos e do material particulado. As médias dos atributos foram comparadas pelo teste t. Teste de correlação de Pearson foi usado para verificar a relação entre o material particulado e os atributos foliares. Observou-se maior quantidade de material particulado depositado sobre as folhas nos indivíduos da área poluída. Todos os atributos biológicos diferiram entre as áreas poluída e controle. A área específica foliar mostrou que os indivíduos da área controle investem mais em produção fotossintética, enquanto os indivíduos da área poluída investem na manutenção da folha. A redução na espessura total do limbo indica maior desenvolvimento de tecidos assimiladores na área controle em detrimento da área poluída. Correlações negativas indicam que o aumento da concentração de material particulado é seguido da redução dos valores dos atributos foliares.
Palavras-chave: Inga edulis; Biomonitoramento ambiental; Material particulado; Qualidade do ar; Qualidade ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado