ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA FERROVIA FERROGRÃO (EF-170) E OS POSSÍVEIS IMPACTOS SOBRE O SETOR AGRÍCOLA E A LOGÍSTICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i20.1249Palavras-chave:
Ferrogrão, Exportação de grãos, Arco Norte, Mato Grosso, LogísticaResumo
Mantendo-se o cenário de expansão agrícola brasileira para o estado de Mato Grosso, é evidente a necessidade de investimento em infraestrutura logística adequada para o escoamento da safra de grãos do Estado. Com foco no transporte de granéis agrícolas destinados à exportação e mercadorias relacionadas ao agronegócio, a ferrovia Ferrogrão (EF-170) é um dos empreendimentos atualmente discutidos, o qual, a princípio, conectará Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA), localizado na hidrovia do Tapajós. Mato Grosso além de possuir uma produção significativa de soja, milho e outras culturas agrícolas, está distante dos portos de exportação e possui uma infraestrutura logística insuficiente e precária, sendo muito afetado pelos custos logísticos, principalmente aqueles relacionados ao transporte. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo analisar e discutir acerca da implantação da Ferrogrão, da conjuntura do agronegócio em Mato Grosso e da infraestrutura logística nessa região do País.
Palavras-chave: Ferrogrão; Exportação de grãos; Arco Norte; Mato Grosso; Logística.
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