ANÁLISE DE INDICADORES DA PNAD CONTÍNUA PARA BRASIL, CENTRO OESTE, MATO GROSSO, VALE DO RIO CUIABÁ E MUNICÍPIO DE CUIABÁ ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2017 COM ENFOQUE NA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i20.1251Palavras-chave:
Taxa de Desocupação, Rendimento Médio, Idade, PNAD ContínuaResumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise preliminar dos indicadores da Pnad Contínua para Brasil, Mato Grosso, Região Metropolitana de Cuiabá e Município de Cuiabá entre os anos de 2012 a 2017 com o enfoque na idade. O estudo apresenta-se como de grande importância já que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – acompanha a evolução demográfica e a atividade socioeconômica desde o ano de 2011 com maior nível de desagregação. Foram analisadas as variáveis Taxa de Desocupação (%) e Rendimento Médio (R$) com enfoque para a idade devido a vasta bibliografia que aponta a existência de efeito significativo. Com relação ao efeito da idade sobre a taxa de desocupação em todos os três níveis de desagregação (Brasil, Centro Oeste e Mato Grosso) pode-se observar que a taxa de desocupação nas faixas de idade de 14 a 17 e 18 a 24 anos sempre foram superiores ao registrado para as faixas de 25 a 39 e 40 a 59 anos. Os incrementos na taxa de desocupação ao longo da série foram observados em todas as faixas de idade e níveis de desagregação a partir d o primeiro trimestre de 2015. O rendimento médio mensal cresceu durante a série estudada em todos os níveis de desagregação estudados e faixas de idade. Para o nível de desagregação do Brasil o rendimento no início da série representava 0,74 do recebido no final. Para Mato Grosso representava 0,74; Vale do Rio Cuiabá 0,78 e município de Cuiabá 0,83.
Palavras-chave: Taxa de Desocupação (%); Rendimento Médio (R$); Idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado