ANÁLISE DE INDICADORES DA PNAD CONTÍNUA PARA MATO GROSSO ENTRE OS AOS DE 2012 A 2018: CARACTERÍSTICAS DE ESCOLARIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.1374Resumo
O presente trabalho tem por objetivo uma analise preliminar dos indicadores da Pnad Contínua para Brasil, Mato Grosso, Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e Município de Cuiabá entre os anos de 2012 a 2018 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com o enfoque na escolaridade. Os resultados do Estado mostram que existe uma forte predominância na força de trabalho de pessoas acima de 14 anos a nível de Brasil com ensino médio completo e o quantitativo de pessoas desocupadas é sempre maior para este grau de instrução. Na maioria dos trimestres analisados em todos os níveis geográficos a relação entre pessoas de 14 anos ou mais, desocupadas e na força de trabalho (%) tem valores menores para as pessoas que concluíram o curso superior. Em todo os períodos e níveis geográficos estudados, o rendimento do nível superior completo é superior ao do nível médio completo que é mais elevado que o observado no nível fundamental completo. As pessoas com nível superior, no período analisado, apresentavam um número médio de horas trabalhadas inferior aos níveis médio e fundamental
Palavras-chave: Horas habitualmente trabalhadas; Rendimento Médio (R$); Pessoas Desocupadas.
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