BENEFÍCIOS DO CARVÃO ATIVADO NO MEIO DE CULTURA PARA OS EXPLANTES DE BANANA PRATA, NANICA E TERRA.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.1391Resumo
A micropropagação de ápices caulinares constitui-se em importante ferramenta para obtenção de mudas de banana com alto padrão de qualidade, bem como para clonagem em massa de genótipos-elites. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o uso do carvão ativado no meio de cultura para o estabelecimento in vitrode banana prata, nanica e da terra. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Biotecnologia do UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande- MT, nos períodos de novembro de 2018 a janeiro de 2019. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2, sendo três variedades (prata, nanica e terra) e ausência e presença de carvão ativado no meio de cultura, totalizando seis tratamentos com cinco repetições. Foram avaliadas a oxidação dos explantes (%) e a contaminação (%) por fungos e/ou bactérias. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que todos os explantes sofreram oxidação independente da presença ou não do carvão ativado no meio de cultura. Não houve estabelecimento in vitro e contaminações para nenhuma das variedades testadas.
Palavras-chave: Meristema; Oxidação; Clonagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado