DIVERSIDADE DE FAUNA EDÁFICA EM UM FRAGMENTO FLORESTAL NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.1392Resumo
Com mau uso dos recursos naturais a humanidade está causando prejuízos inimagináveis ao meio ambiente, principalmente nas matas ciliares, que destacam-se pela sua diversidade nos níveis genéticos de espécies e de processos ecológicos desempenhando papel fundamental na proteção dos recursos hídricos, fauna aquática e terrestre. Este estudo propôs analisar a diversidade da fauna edáfica da serapilheira e do solo como bioindicadores da qualidade ambiental em três áreas do bioma cerrado, localizadas em Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso, sendo a primeira uma área antropizada, onde ainda há presença de indivíduos florestais exóticos frutíferos e herbáceas e as outras duas áreas preservadas com característica nativa, sendo uma com característica de mata de galeria e outra com característica de cerradão. Em cada ponto foram instaladas armadilhas de queda em quadrantes de 5 x 5 metros. O material coletado foi levado ao laboratório onde foram retirados todos os organismos visíveis com ajuda de uma pinça, posteriormente, esses organismos foram identificados com auxílio de um estereomicroscópio e chave dicotômica para identificação das ordens e agrupados taxonomicamente. Com os dados obtidos foram calculados índices ecológicos e análises estatísticas. Os resultados demonstraram que a área antropizada apresenta maior diversidade em relação as áreaspreservadas. Podemos apontar que o conhecimento da dinâmica populacional desta fauna de invertebrados pode contribuir para avaliação do status de conservação de áreas antropizadas e naturais.
Palavras-Chave: Artrópodes; Cerrado; Bioindicadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado