A ENFERMAGEM FRENTE AO ABORTO LEGAL.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.1401Resumo
No Brasil, o aborto é considerado legal quando a gravidez é decorrente de estupro ou para salvar a vida da mulher, tendo, ainda, os casos de anencefalia fetal. O presente estudo tem como objetivo descrever, através das produções científicas, a enfermagem frente ao aborto legal. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica de caráter descritivo com abordagem qualitativa, obtida nas bases de dados: Bdenf, Lilacs e Scielo. Após análise dos dados, elucidou-se o assunto em 10 artigos, selecionados conforme a qualidade e relevância com o tema proposto. Foram identificadas as categorias: valores, cultura e religião, inquietações que interferem na prática do cuidado no aborto e no esmero da enfermagem a mulheres em situação de abortamento. Existe uma preocupação na busca das respostas científicas para a contradição entre a posição sobre o aborto e a forma de assistir essas mulheres, destacando a importância de articular percepções, sentimentos e comportamentos éticos e a consideração à subjetividade de cada mulher ao planejar e implementar o cuidado, fazendo-se necessário que todos os profissionais de saúde envolvidos no acolhimento de uma mulher em situação de abortamento sejam capacitados a fim de se prestar um atendimento digno e livre de preconceitos.
Palavras-chave: Aborto legal; Aborto; Taxas de aborto; Papel do profissional de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado