RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS NA FORMAÇÃO DA IMAGEM COM ÊNFASE NA UTILIZAÇÃO DO CONTRASTE GADOLÍNIO.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i21.1406Resumo
A ressonância magnética (RM) é um exame de imagem muito utilizado no diagnóstico clínico devido ao seu alto grau de contraste entre os tecidos. A utilização do contraste à base do gadolínio em sequências T1 da RM é um método usado com o intuito de melhorar o contraste nos tecidos, produzindo imagens com sinal mais intenso. O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura na qual foram levantados artigos na base de dados online Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), utilizando como descritores os termos, ressonância magnética, princípios físicos do exame, contraste gadolíneo, magnetic resonance image, physical principles of the exam and gadolinium contrast. Foram utilizados também livros de técnicas em RM e a bula do medicamento à base de gadolíneo OptiMARK Gadoversetamida.
Palavras-chave: Ressonância magnética; Gadolínio; Sequência T1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado