USO DO NARGUILÉ E EFEITOS DELETÉRIOS À SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1521Palavras-chave:
Narguile, Narguilé, Doenças, Nicotina, Dependência, DrogasResumo
A expansão do Narguilé pelo mundo começou após a década de 1990 no Oriente Médio com um marketing de representar poucos danos à saúde. O Narguilé expandiu-se mundialmente através da mídia, inclusão nos menus dos restaurantes do sudoeste da Ásia e Norte da África, e pela adição de flavorizantes ao maasal, responsável pelo paladar adocicado ao tabaco. A prática tornou-se popular entre estudantes e adultos jovens de todo o mundo principalmente pela adição dos flavorizantes, sem que seus efeitos deletérios à saúde fossem reconhecidos. Estudos realizados comprovam uma estreita relação com doenças do sistema respiratório, câncer, dependência de nicotina, além de representar uma porta de entrada para substâncias ilícitas. Anualmente, o uso do tabaco é responsável por 6 milhões de mortes em todo o mundo como consequência do uso indiscriminado. Assim, há uma necessidade de regulamentação do Narguilé, para que a mensagem veiculada através do produto esteja de acordo com o risco representado a saúde a curto e longo prazo.
Palavras-Chave: Narguile; Doenças, Nicotina; Dependência, Drogas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado