DETERMINANTES PARA INTERNAÇÕES POR CAUSAS SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO VALE DO JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS, BRASIL.

Autores

  • Pollyanna Roberta Campelo Görgens
  • Helen Dayane Bié Nunes
  • Magnânia Cristiane Pereira da Costa
  • Eric Bastos Görgens

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1524

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Internações, Vale do Jequitinhonha, Hospitalização, Pesquisa sobre serviços de saúde, Determinantes sociais da saúde.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de estabelecer os fatores que determinam as Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária em Saúde (ICSAP) em um hospital localizado na cidade sede da macrorregião de saúde Jequitinhonha. Foi realizado um estudo transversal, retrospectivo, com utilização de dados secundários, provenientes de prontuários, referentes às internações hospitalares realizadas em 2016. Foi utilizado um formulário para coleta dos dados e a abordagem foi feita de forma quali-quantitativa. Por meio da distribuição binomial verificou-se a probabilidade de as variáveis estarem associadas às internações. A partir deste estudo, pôde-se perceber que os principais fatores determinantes nas ICSAP na região são idosos, mulheres, moradores da região central da cidade e portadores de doenças crônicas, principalmente os que não são acompanhados por modelos de atenção em rede, coordenado pela Atenção Primária em Saúde (APS). As baixas taxas de ICSAP na população moradora da zona rural refletem problemas de acesso aos serviços de atenção secundária e terciária. Os resultados mostram oportunidades de direcionar ações para a APS, a fim de reduzir a superlotação na atenção secundária dos serviços de saúde.

Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Hospitalização; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Determinantes Sociais da Saúde.

Biografia do Autor

Pollyanna Roberta Campelo Görgens

Médica. Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.  Diamantina, MG, Brasil.

Helen Dayane Bié Nunes

Enfermeira do Ambulatório Escola da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.  Diamantina, MG, Brasil

Magnânia Cristiane Pereira da Costa

Enfermeira*. Doutora em Saúde Coletiva- Área epidemiologia. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, MG, Brasil.

Eric Bastos Görgens

4Engenheiro florestal. Doutor em Recursos Florestais. Docente do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.  Diamantina MG Brasil. 

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

Görgens, P. R. C., Nunes, H. D. B., Costa, M. C. P. da, & Görgens, E. B. (2020). DETERMINANTES PARA INTERNAÇÕES POR CAUSAS SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO VALE DO JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS, BRASIL. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (22). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1524

Edição

Seção

Artigos