DETERMINANTES PARA INTERNAÇÕES POR CAUSAS SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO VALE DO JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1524Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Internações, Vale do Jequitinhonha, Hospitalização, Pesquisa sobre serviços de saúde, Determinantes sociais da saúde.Resumo
O presente estudo tem o objetivo de estabelecer os fatores que determinam as Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária em Saúde (ICSAP) em um hospital localizado na cidade sede da macrorregião de saúde Jequitinhonha. Foi realizado um estudo transversal, retrospectivo, com utilização de dados secundários, provenientes de prontuários, referentes às internações hospitalares realizadas em 2016. Foi utilizado um formulário para coleta dos dados e a abordagem foi feita de forma quali-quantitativa. Por meio da distribuição binomial verificou-se a probabilidade de as variáveis estarem associadas às internações. A partir deste estudo, pôde-se perceber que os principais fatores determinantes nas ICSAP na região são idosos, mulheres, moradores da região central da cidade e portadores de doenças crônicas, principalmente os que não são acompanhados por modelos de atenção em rede, coordenado pela Atenção Primária em Saúde (APS). As baixas taxas de ICSAP na população moradora da zona rural refletem problemas de acesso aos serviços de atenção secundária e terciária. Os resultados mostram oportunidades de direcionar ações para a APS, a fim de reduzir a superlotação na atenção secundária dos serviços de saúde.
Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Hospitalização; Pesquisa sobre Serviços de Saúde; Determinantes Sociais da Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado