GRAFISMO DA CRIANÇA COMO REPRESENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO E DA INTELIGÊNCIA INFANTIL.

Autores

  • Daniela Emilena Santiago
  • Alessandra Nascimento Ribeiro
  • Isabella Furlaneto Silva
  • Maria Eduarda Santana Villarino
  • Maria Julia Minalli Leite
  • Mateus José Garcia de Oliveira
  • Rafaela Marques de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1526

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Grafismo, Estágios, Piaget, Lowenfeld

Resumo

O desenho das crianças vai muito além de ser apenas arte e pode ser um indicador de seu desenvolvimento sensório e motor. Com tal intento, realizamos uma análise do grafismo de crianças usando como aporte inicial o pensamento de Lowenfeld sobre o desenvolvimento do grafismo infantil. Na sequência comparamos a análise do grafismo à fundamentação teórica de Piaget no que diz respeito aos estádios de desenvolvimento infantil. Os resultados apresentados mostram que os desenhos por nós analisados expressam características inerentes aos estágios do grafismo definidos por Lowenfeld. Também consideramos que os desenhos também representam o desenvolvimento da inteligência infantil. Por conseguinte, desenhos representam as mudanças vivenciadas pelas crianças em seu processo de desenvolvimento.

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; Grafismo; Estágios; Piaget; Lowenfeld.

Biografia do Autor

Daniela Emilena Santiago

Daniela Emilena Santiago é docente dos cursos de Psicologia e Pedagogia da UNIP, Assis, Mestre em Psicologia e História e Doutoranda em História pela UNESP

Alessandra Nascimento Ribeiro

Discente do curso de Psicologia da Unip, campus Assis.

Isabella Furlaneto Silva

Discente do curso de Psicologia da Unip, campus Assis.

Maria Eduarda Santana Villarino

Discente do curso de Psicologia da Unip, campus Assis.

Maria Julia Minalli Leite

Discente do curso de Psicologia da Unip, campus Assis.

Mateus José Garcia de Oliveira

Discente do curso de Psicologia da Unip, campus Assis.

Rafaela Marques de Oliveira

Discente do curso de Psicologia da Unip, campus Assis.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

Santiago, D. E., Ribeiro, A. N., Silva, I. F., Villarino, M. E. S., Leite, M. J. M., Oliveira, M. J. G. de, & Oliveira, R. M. de. (2020). GRAFISMO DA CRIANÇA COMO REPRESENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO E DA INTELIGÊNCIA INFANTIL. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (22). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1526

Edição

Seção

Artigos