GRAFISMO DA CRIANÇA COMO REPRESENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO E DA INTELIGÊNCIA INFANTIL.
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1526Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Grafismo, Estágios, Piaget, LowenfeldResumo
O desenho das crianças vai muito além de ser apenas arte e pode ser um indicador de seu desenvolvimento sensório e motor. Com tal intento, realizamos uma análise do grafismo de crianças usando como aporte inicial o pensamento de Lowenfeld sobre o desenvolvimento do grafismo infantil. Na sequência comparamos a análise do grafismo à fundamentação teórica de Piaget no que diz respeito aos estádios de desenvolvimento infantil. Os resultados apresentados mostram que os desenhos por nós analisados expressam características inerentes aos estágios do grafismo definidos por Lowenfeld. Também consideramos que os desenhos também representam o desenvolvimento da inteligência infantil. Por conseguinte, desenhos representam as mudanças vivenciadas pelas crianças em seu processo de desenvolvimento.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; Grafismo; Estágios; Piaget; Lowenfeld.
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