ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: UM ESTUDO DE CASO.

Autores

  • Daniela Emilena Santiago
  • Ana Beatriz Bernardini Santos
  • Ana Beatriz Bernardini Santos
  • Beatriz Granero de Oliveira Lima
  • Beatriz de Oliveira Pauli
  • Daianne Santos Dias

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1531

Palavras-chave:

Adoção, Casais homoafetivos, Homoafetivo, Família.

Resumo

O assunto discutido refere-se à vivência de casais homoafetivos no tocante do âmbito da adoção legal visando identificar práticas e condutas relacionadas a todo processo bem como o modo de vivenciar a adoção e a inserção da criança adotada e da família na sociedade. Foram utilizados quatro aspectos para análise 1.  Informações gerais do casal e da família constituída; 2. dados e informações a respeito do processo de adoção, incluindo nesse sentido a ação dos profissionais envolvidos; 3. Vivência do casal e da família após o processo de adoção e 4. Atual situação da família em relação a inserção social, familiar e comunitária. A entrevista semi-dirigida foi realizada com base nos aspectos destacados com um casal homoafetivo com idade média de 50 anos, e embora os adotantes morassem em uma cidade de pequeno porte do interior não tiveram grandes impasses no que tange a incorporação da família e da criança nos espaços sociais e comunitários. Apesar de não constituir uma regra, sabemos que em cidades de pequeno porte, geralmente, a sociedade é orientada por valores mais tradicionais. Concluímos que mesmo se tratando de uma cidade pequena a inserção social enquanto família não teve tantos obstáculos principalmente pelo fato de o casal em questão ser de grande visibilidade no município e consequentemente a alocação da adotanda na sociedade em questão também foi pacífica e sem grandes intercorrências. 

Palavras-chave: Adoção; Homoafetivo; Família.

Biografia do Autor

Daniela Emilena Santiago

Docente dos cursos de Psicologia e Pedagogia da Unip de Assis-SP. Mestre em Psicologia e Mestre em História pela Unesp de Assis-SP. Doutoranda em História pela Unesp de Assis-SP.

Ana Beatriz Bernardini Santos

Psicóloga, graduada pela Unip em 2020.

Ana Beatriz Bernardini Santos

Psicóloga, graduada pela Unip em 2020.

Beatriz Granero de Oliveira Lima

Psicóloga, graduada pela Unip em 2020.

Beatriz de Oliveira Pauli

Psicologa graduada pela Unip em 2020.

Daianne Santos Dias

Psicologa graduada pela Unip em 2020.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

Santiago, D. E., Santos, A. B. B., Santos, A. B. B., Lima, B. G. de O., Pauli, B. de O., & Dias, D. S. (2020). ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: UM ESTUDO DE CASO. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (22). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i22.1531

Edição

Seção

Artigos