CONSUMO E SUSTENTABILIDADE: AS CONTRADIÇÕES DO DISCURSO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i23.1564Palavras-chave:
Sustentabilidade, Publicidade, Semiótica, Propaganda, Consumo.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre as contradições do discurso publicitário frente ao embate entre consumo e sustentabilidade na sociedade contemporânea. Foi realizada uma análise de peças de campanhas publicitárias que abordaram o tema sustentabilidade em suas composições e estruturas nos setores automobilístico, moda e habitacional. A semiótica foi utilizada como método para a análise das peças publicitárias que
trataram do tema sustentabilidade, nas quais foram analisadas as três facetas operativas da linguagem publicitária: sugestão, sedução e persuasão. Outro instrumento metodológico utilizado para as análises realizadas foram as seis funções da linguagem jakobianas. Os discursos publicitários que abordam o tema sustentabilidade são usualmente utilizados como estratégia de construção de uma imagem positiva de marca, e não necessariamente abordam a questão em seus materiais como meios para conscientização acerca do ser sustentável. A escassez de anúncios que trabalham a sustentabilidade nos alerta para a necessidade de inserir esse debate de grande importância para a área profissional no meio mercadológico com maior frequência e intensidade, pois a publicidade é capaz de levar informação e despertar consciência social crítica nas pessoas para além de estimular o consumo.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Publicidade; Semiótica; Propaganda; Consumo.
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