CONSUMO E SUSTENTABILIDADE: AS CONTRADIÇÕES DO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Ayrton Senna Seraphim do Amaral UNIVAG Centro Universitário
  • Cintia Vicentin UNIVAG Centro Universitário
  • Caroline de Oliveira Santos Araújo UNIVAG Centro Universitário
  • Alexandre Alves Sinfronio Odainai UNIVAG Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i23.1564

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Publicidade, Semiótica, Propaganda, Consumo.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre as contradições do discurso publicitário frente ao embate entre consumo e sustentabilidade na sociedade contemporânea. Foi realizada uma análise de peças de campanhas publicitárias que abordaram o tema sustentabilidade em suas composições e estruturas nos setores automobilístico, moda e habitacional. A semiótica foi utilizada como método para a análise das peças publicitárias que
trataram do tema sustentabilidade, nas quais foram analisadas as três facetas operativas da linguagem publicitária: sugestão, sedução e persuasão. Outro instrumento metodológico utilizado para as análises realizadas foram as seis funções da linguagem jakobianas. Os discursos publicitários que abordam o tema sustentabilidade são usualmente utilizados como estratégia de construção de uma imagem positiva de marca, e não necessariamente abordam a questão em seus materiais como meios para conscientização acerca do ser sustentável.   A escassez de anúncios que trabalham a sustentabilidade nos alerta para a necessidade de inserir esse debate de grande importância para a área profissional no meio mercadológico com maior frequência e intensidade, pois a publicidade é capaz de levar informação e despertar consciência social crítica nas pessoas para além de estimular o consumo. 

Palavras-chave: Sustentabilidade; Publicidade; Semiótica; Propaganda; Consumo.

Biografia do Autor

Ayrton Senna Seraphim do Amaral, UNIVAG Centro Universitário

Docente do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda no UNIVAG Centro Universitário. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: ayrton.amaral@univag.edu.br.

Cintia Vicentin, UNIVAG Centro Universitário

Graduanda do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo UNIVAG Centro Universitário. E-mail: cintiavicentinc@gmail.com.

Caroline de Oliveira Santos Araújo, UNIVAG Centro Universitário

Docente do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda no UNIVAG Centro Universitário. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. E-mail: caroline.araujo@univag.edu.br

Alexandre Alves Sinfronio Odainai, UNIVAG Centro Universitário

Docente do curso de graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda no UNIVAG Centro Universitário. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: alexandre.odainai@univag.edu.br.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação e consumo. In: CITELLI, Adilson et al (org.). Dicionário de comunicação. São Paulo: Contexto, 2014.

BROWN, L.R. Building a sustainable society. Society, Volume 19, Issue 2, p. 75–85. Springer-Verlag, 1982. Disponível em: http://sustainability.psu.edu/fieldguide/wp-content/uploads/2015/08/brown_building-a-sustainable-society.pdf. Acesso em 10 ago. 2020.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

GIACOMINI FILHO, Gino; NOVI, Leandro Tadeu. Comunicação organizacional: transformações frente ao paradigma da sustentabilidade. Líbero, São Paulo. v. 14, n. 28, p. 109-118, dez. de 2011. Disponível em: http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/341. Acesso em 10 ago. 2020.

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. 1. ed. São Paulo: Cultrix, 1976.

_________________. Linguística, poética, cinema. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

ROSSETTI, Regina; GIACOMINI FILHO, Gino. Comunicação, consenso social e consumo sustentável. Comunicação Mídia e Consumo, v. 7, n. 18, p. 153-169, 2010. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/189>. Acesso em: 11/02/2019.

SANTAELLA, Lucia. NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

_________________________________. Introdução à semiótica: passo a passo para compreender os signos e as significações. São Paulo: Paulus, 2017

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 1ª ed., São Paulo: Brasiliense, 2004.

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

Amaral, A. S. S. do, Vicentin, C., Araújo, C. de O. S., & Odainai, A. A. S. (2020). CONSUMO E SUSTENTABILIDADE: AS CONTRADIÇÕES DO DISCURSO PUBLICITÁRIO. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (23). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i23.1564

Edição

Seção

Artigos