POR UMA POLÍTICA CULTURAL DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1582Palavras-chave:
Currículo, Gestão Escolar/educacional, Teoria do Discurso, Política, DemocraciaResumo
O texto se aventurou por labirintos incertos de discursos dos campos do currículo e da gestão escolar/educacional, a fim de tentar entender os jogos políticos nestes campos de conhecimento da educação na constituição de políticas da escola/educação. O objetivo foi analisar as contribuições que as negociações entre os campos do currículo e gestão escolar/educacional possam trazer para pensar e fazer qualidade da educação pública. Fazemos isso a partir da análise de alguns autores e obras clássicas nos campos do currículo e da gestão escolar/educacional do Brasil, que marcaram espaços tempos da educação de 1930 a 2015. Operamos teórico-metodológico com os estudos pós-estruturais, marcamos nossa análise em torno de alguns conceitos da Teoria do Discurso, bem como alguns operadores derridianos para potencializar as discussões. Consideramos que os discursos presentes nas obras dos autores analisados são potentes para pensarmos e fazermos uma educação escolar pública de qualidade e democrática. Entendemos que a política cultural da escola é compreendida como uma abertura para a luta pela qualidade, os dois campos pensados no terreno democrático podem criar suas próprias negociações, seus próprios cenários em busca de qualidade à escola pública, construindo uma política cultural da escola.
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