INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE RESTAURANTES SEGUNDO O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA (IAQRGuia)
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i23.1593Resumo
O objetivo foi apresentar os passos para a construção de um instrumento de avaliação da qualidade de restaurantes segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Assim, trata-se de um estudo metodológico realizado com o intuito de construir um instrumento para avaliação da qualidade de restaurantes utilizando-se o Guia Alimentar para a População Brasileira. Optou-se por um questionário com vinte questões em que buscouse incluir os principais questionamentos acerca do assunto, na tentativa de melhorar a análise global de um restaurante segundo as novas propostas do Guia, mas é reconhecível a limitação do instrumento mediante os vários questionamentos do Guia. Assim, o instrumento foi intitulado “Instrumento de Avaliação da Qualidade de Restaurantes segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (IAQR-Guia)”. O instrumento possui como opções de resposta “Sim”, “Não” e “Não se aplica”, pontuando 1,0 ponto para cada resposta “Sim”, devendo este valor ser recalculado mediante respostas “não se aplica”. Sendo criado um ponto de corte para classificação, entretanto, destaca-se que quanto maior a pontuação, mais adequado está o restaurante segundo o Guia Alimentação para a População Brasileira. Os passos para a construção do Instrumento de IAQR-Guia foram concluídos sendo descrita a importância de cada questionamento.
Palavras-chave: Guia Alimentar para a População Brasileira; Sustentabilidade; Questionário; Restaurante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado