PREVALÊNCIA DE INTERNAÇÕES E LETALIDADE POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NA SANTA CASA DE CARIDADE EM DIAMANTINA-MG
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i23.1595Resumo
O Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo, representando 15,2 milhões de óbitos em 2016. Este trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência das internações e letalidade por acidente vascular cerebral na Santa Casa de Caridade em Diamantina-MG. Foi realizado um estudo transversal a partir de dados secundários provenientes dos prontuários das internações clínicas em 2016. Foram analisados 3.535 prontuários e entre as Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária 403 (11,4%) pacientes foram diagnosticados com acidente vascular cerebral, entre estes, 76,4% não residiam no município, 83,4% foram encaminhados para acompanhamento ambulatorial, 78,2% tinham 60 anos ou mais, 83,4% foram internados na enfermaria, 80,5% eram da raça/cor parda/preta e 94,6% apresentaram situação conjugal amasiado. Grande parte das internações por acidente vascular cerebral foi de pacientes que residiam fora do município estudado, idosos e que foram encaminhados a acompanhamento ambulatorial, estes fatos reforçam a necessidade desses pacientes receberem alta de posse de um instrumento contendo informações sobre a situação de saúde atual do paciente permitindo a continuidade do acompanhamento, mesmo que em outro município, de forma eficaz.
Palavras-chaves: Acidente vascular cerebral; Epidemiologia; Internação hospitalar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado