ARQUITETURA VERNÁCULA E SUA IMPORTANTE RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i24.1625Resumo
Esse artigo tem como finalidade apresentar a arquitetura vernácula ao falar de sua funcionalidade e importância nos dias atuais. Cada vez mais o meio ambiente vem sofrendo com seu desgaste, com o efeito estufa e a escassez de recursos que aumenta gradativamente no cotidiano humano, principalmente a partir da Revolução Industrial, quando inicia a utilização de combustíveis fósseis e mais para frente a descoberta do petróleo. A arquitetura vernácula consegue conviver muito bem com o meio ambiente, utilizando seus recursos de forma consciente. O Brasil possui vários tipos de arquitetura vernácula presentes e um bom exemplo disso é o escritório brasileiro Taipa, que utiliza de métodos vernaculares, tanto nos projetos inspirados em arquitetura colonial quanto na elaboração de seus projetos em geral. Assim, se analisará como uma arquitetura considerada antiga pode ser resgatados pelo mundo contemporâneo e colher resultados positivos para solucionar problemas ecológicos e ambientais.
Palavras-chave: Arquitetura vernácula; Meio ambiente; Métodos vernaculares.
Downloads
Publicado
15-03-2021
Como Citar
PIRES, A. C. W., & RAVACHE, R. L. (2021). ARQUITETURA VERNÁCULA E SUA IMPORTANTE RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (24). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i24.1625
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado