BIOARQUITETURA: A ARQUITETURA DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i24.1630Resumo
O presente artigo, em sua primeira parte, tem como objetivo apresentar a bioarquitetura como uma medida efetiva contra os impactos ambientais, a poluição do ar, água e solo, o aquecimento global, perda da biodiversidade e demais questões de mesma ordem causadas pela construção civil. Além disso, pretende-se identificar os problemas e as consequências do desenvolvimento urbano sem consciência sustentável. Posteriormente, serão evidenciados os possíveis caminhos para uma construção ecológica, levando em consideração desde o planejamento da obra, buscando um melhor aproveitamento de fatores naturais como vento e luz, o uso correto do solo, dos materiais ecológicos na parte estrutural e até mesmo a utilização de móveis adequados. A pesquisa trará ainda conhecimentos adquiridos a partir da análise de dados acerca da cidade de Freiburg, uma das mais ecológicas do mundo, e também de matérias sobre o arquiteto holandês Johan Van Lengen, fundador do instituto Tibá Rio (Tecnologia Intuitiva e Bioarquitetura) e o mestre em construções de terra Jorge Belanko.Palavras-chave: Bioarquiteura; Poluição; Solo.
Downloads
Publicado
16-03-2021
Como Citar
PERRI, I. A., & RAVACHE, R. L. (2021). BIOARQUITETURA: A ARQUITETURA DA VIDA. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (24). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i24.1630
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado