O PROBLEMA DA “FAKE NEWS” NA ERA DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i24.1636Resumo
O termo “fake news” já existia, mas só ganhou atenção há alguns anos, quando começaram a surgir vários casos de notícias falsas, justamente porque a tecnologia possibilitou que qualquer pessoa produzisse e compartilhasse conteúdos, sem a necessidade de checagens, o Whatsapp é umas das redes sociais que mais se propagam mentiras, pois há um sistema de segurança que acaba dificultando a identificação dos criadores de fake news. A verdade vai cedendo espaço a “fake news” que ganham espaço e tornam-se produtos que passamos a conhecer como “pós-verdades” que geram convencimento, apelando para reações emocionais e de crenças, que levam as pessoas a acreditar em mentiras ou ficarem vulneráveis a golpes e até mesmo a compartilhamentos de notícias que difamam outras pessoas. Mesmo que a criação e o compartilhamento de “fake news” constituam crimes difíceis de serem identificados, existem punições que as insereem outros crimes. A sociedade só tem a perder com a falta de busca por conhecimento.Palavras-chave: “Fake news”; Compartilhar; Mentiras.
Downloads
Publicado
16-03-2021
Como Citar
FONSECA, R. P., & RAVACHE, R. L. (2021). O PROBLEMA DA “FAKE NEWS” NA ERA DA INFORMAÇÃO. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (24). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i24.1636
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado