MUSEUS E SUA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO METODOLOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CIDADANIA

Autores

  • Pereira Bento Eugenio Buzzo Pereira
  • Cintia Luiza Pereira Cazarim
  • Fabiana Mercadante Leite do Canto Zangrande
  • Janaina dos Santos Guedes
  • Luana Maria de Paula Silva
  • Daniela Emilena Santiago

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1705

Palavras-chave:

Museu, Cidadania, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho, de natureza teórica, propõe uma reflexão sobre os museus e sua potencialidade em desenvolver noções de cidadania quando usado como um recurso metodológico junto a alunos inseridos no ensino fundamental. O aporte teórico para a construção do artigo está em torno dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Curricular Comum uma vez que tais documentos orientam quando a recorrência ao museu quanto destacam a relevância da construção cidadã dos alunos. Além disso nos respaldamos também em autores que compreendem como importante a relação entre os museus e as noções de cidadania. Concluímos que os museus são importantes meios para o fortalecimento do perfil cidadão junto aos alunos e podem oferecer subsídios importantes para a disciplina de História, espaço privilegiado para a discussão sobre a importância do respeito à diversidade, condição imprescindível para o exercício cidadão consciente.

Palavras-Chave: Museu, Cidadania, Ensino Fundamental

Downloads

Publicado

16-06-2021

Como Citar

Pereira, P. B. E. B., Cazarim, C. L. P., Zangrande, F. M. L. do C., Guedes, J. dos S., Silva, L. M. de P., & Santiago, D. E. (2021). MUSEUS E SUA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO METODOLOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CIDADANIA. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (25). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1705

Edição

Seção

Artigos