MUSEUS E SUA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO METODOLOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1705Palavras-chave:
Museu, Cidadania, Ensino FundamentalResumo
O presente trabalho, de natureza teórica, propõe uma reflexão sobre os museus e sua potencialidade em desenvolver noções de cidadania quando usado como um recurso metodológico junto a alunos inseridos no ensino fundamental. O aporte teórico para a construção do artigo está em torno dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Curricular Comum uma vez que tais documentos orientam quando a recorrência ao museu quanto destacam a relevância da construção cidadã dos alunos. Além disso nos respaldamos também em autores que compreendem como importante a relação entre os museus e as noções de cidadania. Concluímos que os museus são importantes meios para o fortalecimento do perfil cidadão junto aos alunos e podem oferecer subsídios importantes para a disciplina de História, espaço privilegiado para a discussão sobre a importância do respeito à diversidade, condição imprescindível para o exercício cidadão consciente.
Palavras-Chave: Museu, Cidadania, Ensino Fundamental
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