REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO COTIDIANO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS NAS CIDADES DE CUIABÁ e VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE. NO SÉCULO XVIII
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1706Palavras-chave:
Relações sociais, Cidade colonial, Espaço urbanoResumo
Esta pesquisa teve como propósito analisar como as relações sociais se reproduzem nos espaços públicos das cidades de Cuiabá e de Vila Bela da Santíssima Trindade durante no período colonial. Recomendo às discussões propostas por HENRI LEFEBVRE(1992) no tocante ao reconhecimento do espaço urbano como produto social, a abordagem deste trabalho se assenta na percepção de que o período colonial foi responsável por forjar, em Mato Grosso, uma sociedade derivada das condições históricas construídas pelo processo de colonização portuguesa. Seu principal objetivo era assegurar a posse da terra e promover a exploração da riqueza mineral existente neste território tendo como base a população aí fixada. Buscamos trabalhar ainda com as discussões propostas por CERTEAU (2014), cuja importância está presente na abordagem que realiza sobre o cotidiano, apontando que o espaço é um lugar praticado. Lançamos mão também do referencial apoiado por SOBARSO (2006), no qual o espaço é percebido como aquele que carrega em si valores da sua formação social. Assim, entendemos que a reprodução das relações sociais se dá no cotidiano das trocas e na convivência entre as diversas categorias de pessoas que habitaram e circularam pelo território colonial.
Palavras-chave: Relações sociais, Cidade colonial, Espaço urbano
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado