MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA ADOTADAS PARA CONTENÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2) NOS LABORATÓRIOS CLÍNICOS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1711Palavras-chave:
Biossegurança, Infecções por coronavírus, SARS-CoV-2, LaboratóriosResumo
No final de 2019, em Wuhan na China, iniciou uma pandemia por coronavírus, posteriormente denominado SARS-CoV-2 e identificado como causador da doença COVID-19. Este vírus é uma preocupação para a saúde pública, devido sua facilidade de transmissão. Uma maneira de reduzir esta disseminação é reforçando os cuidados de biossegurança, assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever as medidas de biossegurança que devem ser adotadas pelos laboratórios para contenção do novo coronavírus, no ambiente de trabalho e também apresentar as maneiras eficazes de inativação do vírus em amostras clínicas. Para isto, foi realizada uma revisão bibliográfica, na base de dados online da Biblioteca virtual em saúde (BVS), utilizando os descritores “Infecções por Coronavírus” or “Coronavírus Infections” and “Biossegurança”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, treze trabalhos foram utilizados para escrita deste material. Posteriormente foram descritas medidas de biossegurança contra SARS-CoV-2, seccionadas por: equipe de trabalho, equipamentos de proteção individual, ambiente laboratorial, manuseio das amostras, processamento e análise das amostras, acidentes e inativação do vírus em amostras. Pode-se concluir que é fundamental a equipe do laboratório conheçer os princípios de biossegurança, para assim tentar reduzir a transmissão do novo coronavírus, além de treinamentos contínuos para os profissionais e adoção de protocolos e diretrizes rígidos.
Palavras-chave: Biossegurança; Infecções por coronavírus; SARS-CoV-2; Laboratórios
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado