RAZÃO DE MORTALIDADE POR DOENÇA RENAL CRÔNICA EM COMPARAÇÃO À CAUSAS EXTERNAS EM MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1712Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica, Epidemiologia, MortalidadeResumo
Diferentes patologias, como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, podem cursar com Doença Renal Crônica se não forem adequadamente tratadas. Aliado a isso, a incidência da Doença Renal Crônica (DRC) aumenta em torno de 8% ao ano, assim como, a quantidade de pacientes mantidos em terapias de substituição, aumentando o índice de mortalidade pela doença. Este estudo tem como objetivo analisar a incidência de mortalidade por Doença Renal Crônica no Estado de Mato Grosso em comparação a mortalidade por causas externas. Dentre os 4337 óbitos em Mato Grosso, por DRC e por causas externas, analisados, nota-se maior prevalência de óbitos por DRC em homens, aumento gradativo na população total e grande associação com idade avançada. Dessa forma, sugere-se que os principais fatores relacionados a mortalidade por doença renal crônica em Mato Grosso são idade e sexo.
Palavras-Chave: Insuficiência Renal Crônica; Epidemiologia; Mortalidade
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado