POTENCIAL ALELOPÁTICO DO ÓLEO DE MANJERICÃO NA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE HORTALIÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i25.1713Palavras-chave:
Ocimum basilicum L., Alelopatia, Qualidade fisiológica de sementesResumo
A alelopatia é um fenômeno natural resultado da liberação de substâncias capazes de matar ou inibir o crescimento de outras plantas. Diversos compostos de plantas medicinais e aromáticas têm propriedades alelopáticas, que podem ter potencial benéfico no manejo agrícola, como alternativa à utilização no tratamento de sementes, porém, podem apresentar algum tipo de alelopatia inibitória ao desenvolvimento de determinadas culturas de interesse. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito alelopático do óleo de manjericão na germinação e no desenvolvimento de plântulas de alface e rúcula. O experimento foi desenvolvido no laboratório de sementes do Centro Universitário de Várzea Grande, no período de setembro a dezembro de 2019. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (concentrações do óleo de manjericão - 0; 0,5%; 1,0% e 2,0% v v-1) e quatro repetições, sendo que cada repetição foi constituída por 25 sementes de cada hortaliça distribuídas em caixa gerbox de acrílico com papel mata borrão. Foram avaliadas as seguintes características: germinação aos 4 e 7 dias; comprimento de raiz e massa verde das plântulas. O óleo de manjericão apresenta potencialidade alelopáticas estimulatórias para as sementes de alface nas concentrações avaliadas. O óleo de manjericão não afetou a germinação das sementes, comprimento de raiz e massa verde das plântulas de rúcula. Desta forma, pode-se concluir que o efeito alelopático do óleo de manjericão depende da espécie estudada, podendo esse efeito ser positivo, negativo ou neutro em função das concentrações estudadas.
Palavras-chave: Ocimum basilicum L.; Alelopatia; Qualidade fisiológica de sementes
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado