FASCEITE NECROSANTE DE FOURNIER
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i26.1797Palavras-chave:
Gangrena de Fournier, Fisiopatologia, Microbiologia.Resumo
A fasceite necrosante de Fournier caracteriza-se pela necrose e infecção, com origem no escroto e pênis nos homens, e na vulva e virilha nas mulheres. Os fatores de risco incluem diabetes mellitus, alcoolismo e imunossupressão. Está associada a altas taxas de mortalidade. No período de janeiro a fevereiro de 2021, realizou-se um estudo de revisão integrativa da literatura, por meio da busca na base de dados Medline/Pubmed e Lilacs. Os descritores utilizados foram: gangrena de Fournier fisiopatologia e microbiologia. Foram selecionados 13 artigos, que foram considerados diretamente relacionados com os descritores estudados e possibilitaram definir que a trombose dos vasos subcutâneos foi o mecanismo fisiopatológico inicial responsável pela isquemia e necrose do tecido subcutâneo e da fáscia, seguida da disseminação de bactérias aeróbias e anaeróbias. O diagnóstico precoce e início rápido do tratamento com antibióticos de amplo espectro e desbridamento dos tecidos necrosados reduzem a taxa de mortalidadena gangrena de Fournier. O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento responsáveis pela redução da mortalidade.
Palavras-chave: Gangrena de Fournier; Fisiopatologia; Microbiologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado