PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À CESSAÇÃO DO TABAGISMO EM USUÁRIOS DE UM SERVIÇO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i26.1813Palavras-chave:
Abandono do Uso de Tabaco, Resultado do Tratamento, Hábito de Fumar, Desenvolvimento de Programas.Resumo
Analisar a prevalência e fatores associados à cessação do tabagismo em pacientes atendidos numa unidade de referência do Programa Nacional de Controle do Tabaco. Os dados analisados provêm de um Estudo transversal com pacientes que procuraram o Programa de Cessação do Tabagismo no Hospital Universitário Júlio Müller em Cuiabá-MT, no período de janeiro de 2009 e dezembro de 2015. Foram analisados 542 prontuários, utilizando questionário padronizado de Abordagem Inicial do Programa Nacional de Cessação do Tabagismo, do qual se extraiu características sociodemográficas, história tabágica, grau de motivação, depressão e alcoolismo. Realizou-se análise univariada, bivariada e Regressão de Poisson, tendo como medida de associação Razão de Prevalência e seus Intervalos de Confiança de 95%. Considerou-se para significância estatística p < 0,05. Dos prontuários analisados, excluídos 37, permanecendo no estudo 505, observou-se uma prevalência de cessação de tabagismo de 66,34%. Os fatores associados ao sucesso na cessação, com diferença estatisticamente significante, foram: ter uma prática religiosa, fumar até 20 cigarros por dia, maior grau de motivação no início do tratamento e não apresentar quadro de depressão.
Palavras chave: Abandono do Uso de Tabaco; Resultado do Tratamento; Hábito de Fumar; Desenvolvimento de Programas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado