DESENVOLVIMENTO DE LINGUIÇA FRESCAL DE PEIXE BARBADO COM ADIÇÃO FARINHA DE AVEIA: CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i12.203Palavras-chave:
Alimento funcional, Linguiça, Peixe e sensorial.Resumo
A farinha de aveia tem sido utilizada como ingrediente para melhorar as características de suculência, maciez e rendimento em produtos cárneos, como a linguiça. Objetivou-se neste trabalho, o desenvolvimento de um novo produto denominado linguiça frescal de peixe Barbado, partindo-se de uma formulação controle e outras duas com diferentes concentrações de farinha de aveia (0,77% e 1,15%). Realizaram-se análises físico-químicas e teste de aceitação sensorial utilizando-se uma escala hedônica, tendo-se como atributos avaliados sabor, aroma, textura e aparência. Mediante a análise de variância no teste de aceitação, observou-se que apenas o atributo textura apresentou diferença significativa entre as amostras (p< 0,05). Quanto à análise físico-química, observou-se que as amostras apresentaram resultados dentro dos parâmetros exigidos no regulamento técnico de identidade e qualidade do produto. Pode-se afirmar que o uso de farinha de aveia é uma alternativa viável para diversificação de produtos, sendo que a linguiça contendo 1,15% deste alimento funcional resultou em um produto com melhor qualidade e aceitação pelos provadores.
Palavras-chave: Alimento funcional; Linguiça; Peixe e sensorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado