AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE LICOR DE MAÇÃ COM HORTELÃ (MENTHA S.P.) ELABORADO COM AÇÚCAR ORGÂNICO EM SUBSTITUIÇÃO AO AÇÚCAR CONVENCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i12.204Palavras-chave:
Maça, Orgânico, Licor.Resumo
Foi desenvolvido licor sabor de maça com hortelã em formulações utilizando açúcar convencional e açúcar orgânico para avaliar a diferença sensorial entre ambos. Para análises físico-química, foi encontrado pH de 4,82 para formulação com açúcar convencional e, 4,48 para com açúcar orgânico. A acidez titulável para tratamento com açúcar orgânico e convencional, foi, respectivamente, 0,40 e 0,64 g de ácido cítrico/100mL. O teor de sólidos solúveis 30ºBrix (convencional) e 35ºBrix (orgânico). Quanto a analise sensorial, para os quesitos avaliados, nenhum dos tratamentos apresentou diferença significativa pelo Teste de Tukey. Para aceitabilidade, o tratamento contendo açúcar convencional, obteve preferência de 25 dos 44 provadores entrevistados, contra 19 que preferiram a formulação com açúcar orgânico. Entretanto, estatisticamente, ambos os tratamentos não se diferenciaram.
Palavras–chave: Maça; Orgânico; Licor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado