INCIDÊNCIA DO FITONEMATOIDE HELICOTYLENCHUS EM ANÁLISES LABORATORIAIS DO MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i12.207Palavras-chave:
Nematoide espiralado, Levantamento populacional, Análises laboratoriais.Resumo
Os fitonematoides espiralados (Helicotylenchus spp.), já foram observados atacando diversas espécies agrícolas no Brasil, assim, objetivou-se neste trabalho, avaliar a sua incidência nas análises avaliadas nos Laboratórios do Univag, Centro Universitário e Plante Certo, localizados em Várzea Grande, Mato Grosso. Foram avaliadas 1.611 análises de 39 municípios diferentes. Os dados mostraram que os meses secos apresentam tendência de maior população, possivelmente em função da presença da cultura do milho (Zea mays), hospedeira do parasita, e também de solo seco, o qual parece favorecê-lo.
Palavras-chave: Nematoide espiralado; Levantamento populacional; Análises laboratoriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado