SEQUESTRO DE CARBONO EM REGIÃO DE CERRADO EM MATO GROSSO: CONTRIBUIÇÃO PARA O EQUILIBRIO DO CLIMA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i12.213Palavras-chave:
Remoção de CO2, Compensação, Transporte.Resumo
Neste estudo objetivou-se estimar a remoção de dióxido de carbono (CO2) de espécies florestais de uma área localizada no município de Dom Aquino em Mato Grosso, bem como confrontar essa remoção com as emissões de CO2 da frota de ônibus do município de Várzea Grande/MT e da frota intermunicipal entre Várzea Grande a Cuiabá/MT. Utilizando o método indireto e equações alométricas para amostragem arbórea em área de 200m2, chegou-se ao resultado de 5,56t/CO2/ano. Quando se estendeu a área de amostragem para um (01) hectare, as estimativas de remoções foram de 277,8t/CO2/ha/ano. Concluiu-se que 69,2ha de florestas preservadas compensam as emissões anuais dos 170 carros da frota de ônibus, consistente em 19.238t/CO2/ano.
Palavras-chave: Remoção de CO2; Compensação; Transporte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado