FATORES DE RISCO PARA A VOZ E OS SINTOMAS VOCAIS AUTORREFERIDOS POR INFLUENCIADORES DIGITAIS.

Autores

  • Eliandra Talita Lúcio da Silva
  • Andréia Cristina Munzlinger dos Santos
  • Cristiane Puertas
  • Danyelle Sardinha de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i29.2209

Palavras-chave:

Qualidade da Voz, Redes Sociais Online, Saúde do Trabalhador, Fatores de Risco, Sintoma.

Resumo

A evolução da ciência e tecnologia sofreu uma expansão considerável nos últimos anos com o advento da internet foram surgindo inúmeras plataformas digitais dentre elas, as mídias/redes sociais, que no decorrer de seu desenvolvimento deu a possibilidade de apresentar ao mercado de trabalho um novo profissional, o influenciador digital. O influenciador digital é um indivíduo que influencia ações e atitudes dos consumidores com relação as suas decisões, através das redes sociais. Com o crescimento desta profissão, a voz passou a ser o principal instrumento de trabalho destes profissionais, já que eles utilizam dela para gravar seus vídeos, fazer as propagandas das marcas e falarem sobre suas rotinas diárias nas redes sociais. Entretanto, pouco se sabe dos fatores de risco e sintomas vocais nestes profissionais. Objetivo: Identificar e descrever os fatores de riscos para a voz e os sintomas vocais autorreferidos por influenciadores digitais Métodos: Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, transversal e observacional que foi realizado com influenciadores digitais em três etapas distintas, sendo elas a aplicação do questionário de investigação dos fatores de riscos para voz em influenciadores digitais, a aplicação do protocolo da Escala de Sintomas Vocais, e orientações vocais por meio do manual de recomendações de cuidados vocais.

Palavra-Chave: Qualidade da Voz; Redes Sociais Online; Saúde do Trabalhador; Fatores de Risco; Sintoma.

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

Silva, E. T. L. da, Santos, A. C. M. dos, Puertas, C., & Oliveira, D. S. de. (2023). FATORES DE RISCO PARA A VOZ E OS SINTOMAS VOCAIS AUTORREFERIDOS POR INFLUENCIADORES DIGITAIS. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (29). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i29.2209

Edição

Seção

Artigos