RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DE UM GRUPO OPERATIVO SOBRE CUIDADOS PESSOAIS FRENTE À COVID-19 COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i29.2213Palavras-chave:
Covid-19, Saúde da Criança, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Diante da pandemia da Covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde em 2020, surgem as regras de isolamento e de restrição. Com o avanço das ondas no Brasil e no mundo, pôde-se perceber que, apesar das crianças serem, principalmente, assintomáticas ou de apresentação leve diante do SARS-CoV-2, estas se tornam potenciais vetores do vírus, principalmente com a retomada da rotina escolar. Por meio dos princípios de integralidade e educação popular da Atenção Primária à Saúde, discentes de uma faculdade federal de Medicina, no interior de Minas Gerais, Brasil, realizaram um grupo operativo em um Centro Municipal de Educação Infantil com o objetivo de demonstrar as medidas de prevenção da Covid-19, com foco no uso de máscaras e lavagem das mãos por meio de dinâmicas lúdicas, alcançando 56 crianças com idades entre três e quatro anos. O grupo operativo contou com apoio da Estratégia de Saúde da Família descrita, bem como incentivo e participação da direção do Centro Educacional. A equipe alcançou os objetivos propostos pela atividade, através da consolidação de hábitos saudáveis na comunidade infantil referida, bem como contribuiu significativamente para formação acadêmica dos discentes.
Palavras-chave: Covid-19; Saúde da Criança; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado







