BRINCADEIRA, BRINQUEDO E A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Karen Ingrid Franco Jara
  • Maria Luzia da Silva Santana

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i29.2218

Palavras-chave:

Aprendizagem, Brincar, Brincadeira, Brinquedo, Desenvolvimento, Educação Infantil.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de descrever a brincadeira, o brinquedo, o brincar e a brinquedoteca na educação infantil como elementos do educar e do desenvolvimento de crianças pequenas. Para isso, recorreu a pesquisa bibliográfica acerca desse tema que possibilitou construir as categorias “brincar, brincadeiras e a criança” e “brinquedoteca na educação infantil”. O brinquedo, a brincadeira e o brincar na educação infantil são importantes para aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas, por isso, o educador precisa pensar na sua prática pedagógica considerando esses elementos. A brincadeira contribui com o desenvolvimento cognitivo e psicossocial de crianças pequenas, pois instiga a imaginação, fala, coordenação motora, socialização, cooperação, comunicação, dentre outros.

Palavras-chave: Aprendizagem; Brincar; Brincadeira; Brinquedo; Desenvolvimento; Educação Infantil.

Downloads

Publicado

31-05-2023

Como Citar

Jara, K. I. F., & Santana, M. L. da S. (2023). BRINCADEIRA, BRINQUEDO E A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, (29). https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i29.2218

Edição

Seção

Artigos