UMA PÁGINA QUE NÃO VIRA: A (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO DESAFIO PARA A SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v30i30.2395Resumo
O presente artigo tem por objetivo tecer considerações sobre a formulação da política de segurança alimentar e nutricional e o papel da intersetorialidade como estratégia para garantir o conceito ampliado de saúde. O texto, mediante pesquisa bibliográfica e documental discorre
sobre a complexidade que envolve o tema no interior da lógica neoliberal, marcada pela proposta de um Estado mínimo no campo das políticas sociais, executado a partir das contrarreformas do Estado no Brasil. Conclui apontando um conjunto de retrocessos na materialização da política pública, tanto no fornecimento desserviços, quanto na desconstrução ideológica do reconhecimento desta como direito.
Palavras-chave: Saúde Pública; Segurança Alimentar e Nutricional; Políticas Públicas; Serviço Social; Intersetorialidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado