ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE ACIDENTES OFÍDICOS NO MUNICÍPIO E CUIABÁ, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i13.241Palavras-chave:
Serpentes, Ofidismo, Botrophs.Resumo
O ofidismo caracteriza um problema de saúde pública no Brasil, levando em consideração o grande índice de acidentes ocasionados por serpentes. O objetivo neste trabalho foi levantar o índice de acidentes ofídicos ocorridos no município de Cuiabá, MT, de janeiro de 2011 a dezembro de 2012. Foram registrados 386 acidentes ofídicos, sendo, 81% dos acidentes ocasionados por serpentes do gênero Botrophs. Os dados epidemiológicos foram obtidos no sistema de informação (Data Warehouse), da Secretaria de Saúde. Os indivíduos afetados são adultos do gênero masculino de área urbana, tendo os pés região anatômica mais atingida. Observam os pontos falhos em relação as notificação.
Palavras-chave: Serpentes; Ofidismo; Botrophs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado