AGRICULTURA FAMILIAR DIANTE DA PRÁTICA DE LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO DE CASO DA FEIRA CENTRAL EM VÁRZEA GRANDE/MT
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i13.244Palavras-chave:
Logística reversa, Agricultura familiar, Várzea Grande.Resumo
Considerando a importância da prática de logística reversa Agricultura familiar, este trabalho teve como objetivo geral em estudar a agricultura familiar diante da prática de logística reversa envolvendo os feirantes do centro de Várzea Grande, objetivo especifico: compreender o processo de descarte dos feirantes e analisar os fatores críticos para a aplicação da logística reversa, bem como o grau de conhecimento do produtor sobre a reutilização e reaproveitamento das sobras. A metodologia aplicada baseou-se na pesquisa bibliográfica e de campo, além da observação dos entrevistados. Onde foram questionados uma amostra de dezoito participantes. A pesquisa bibliográfica contribuiu para envolver de modo geral os conceitos da logística reversa e da agricultura familiar. O problema da pesquisa questiona como os feirantes do centro de Várzea Grande, estão lidando com a logística reversa? Com a pesquisa de campo ficou evidente o reaproveitamento dos produtos vendidos pelos feirantes várzea-grandense, ou seja, fazem o uso da logística reversa embora de fora empírica estão evitando o desperdícios, além disso comercializam as sobras, reaproveitando em casa, doações ou até mesmo como adubo para horta ou alimentação animal.
Palavras-Chaves: Logística reversa; Agricultura familiar; Várzea Grande.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado